sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Resenha

Resenha

Alimentação Saudável

A presente resenha trata de um assunto de grande relevância social, com Hábitos alimentares e uma alimentação saudável. Para desenvolver este trabalho, foram reunidas informações a cerca do tema ao longo do projeto, onde foram realizadas pesquisas que acreditamos ser relevantes ao assunto.

A opção por consumir alimentos mais saudáveis vem crescendo muito ao longo do tempo em todo os lugares do mundo. Hoje, todos estão preocupados com a saúde e com uma qualidade de vida melhor.

Segundo o site Alimentação Saudável, se alimentação for adequada à saúde estará presente em todas as fases da vida, em cada fase da vida há uma demanda energética e nutricional diferente, de acordo com a necessidade orgânica. Sendo que em estados de doença a necessidade nutricional muda e requer um cuidado alimentar diferenciado.

A distinção nutricional ao longo da vida é fundamental, já que o organismo precisa de nutrientes particulares de forma a corresponder às diferentes necessidades dos estágios de desenvolvimento natural. Além dos problemas causados por uma alimentação inadequada e o sedentarismo existem alguns problemas de ordem alimentar que pode alterar a saúde, como o transtorno alimentar que hoje atinge na fase da adolescência, jovens e adultas.

... Os transtornos alimentares prevalecem, sobretudo entre adolescentes e jovens adultas, mas cerca de 5 a 10% dos casos ocorrem com rapazes. As vítimas sentem-se normalmente impotentes em relação às suas vidas, sofrem de baixa auto-estima e têm uma fraca imagem do seu corpo. Usam a comida – seja a restrição da comida ao ponto de passarem fome, o ou excesso de comida ao ponto de ficar obesos –, como forma de ganhar controla sobre alguns aspectos das suas vidas. (GUIA DE ALIMENTOS, disponível em: http://www.alimentacaosaudavel.org)


Assim uma alimentação adequada é essencial a todos e especialmente às pessoas em recuperação de um transtorno alimentar. Estudos apontam que uma terapia nutricional de um dietista credenciado, aliada a psicoterapia e farmacologia ou formas variadas de medicina alternativa, pode ajudar uma pessoa em recuperação de um transtorno alimentar.

Com o exposto concluiu-se que é de grande importância a alimentação saudável pra vida e o cotidiano das pessoas. Algumas dicas que corroboram para uma vida saudável é sempre procurar fazer exames com profissionais na área da saúde, cuidar do psicológico para não se perder no meio do caminho seja em sua nova forma física, ou mesmo no fato de encarar novas formas de comer, viver e superar as dificuldades.

Bibliografia :

GUIA DE ALIMENTOS, disponível em: http://www.alimentacaosaudavel.org (2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário